• Equipe AACC

4 mitos sobre ser um empreendedor de sucesso


O empreendedorismo é o sonho de muitos brasileiros, e o caminho para ter um negócio nem sempre é fácil.


Para que esse negócio seja bem-sucedido, então, a trajetória é ainda mais desafiadora. Na impossibilidade de "um guia definitivo para o sucesso", conselhos sobre as melhores atitudes e ações são reproduzidos na cultura do empreendedorismo.


Alguns desses conselhos acabam se tornando mitos sobre como atingir o sucesso.

Abaixo, ele compartilha alguns deles:


Trabalhar 14 horas por dia


Trabalhar 14h por dia só te torna bem sucedido se você souber o que está fazendo. Trabalhar por trabalhar, apenas para cumprir o papel, qualquer um faz.


É preciso ser produtivo, saber priorizar as coisas que são realmente importante e delegar para outras pessoas aquilo que você não consegue ou não tem expertise para fazer.


Estar sobrecarregado com coisas que não trazem resultado é muito mais prejudicial do que simplesmente não ter nada para fazer.


Acordar às 5h


Para o empreendedor, a produtividade tem muito mais a ver com as coisas que são feitas do que com o horário que se acorda. Não faz o menor sentido associar sucesso ao horário que as pessoas acordam.


Não caiam nessas de "o sucesso só´ existe para quem acorda cedo", isso e´ balela. Se seu corpo funciona melhor às 5 da manhã acorde mais cedo, se não, respeite seu corpo.


Só basta acreditar


Um sonho grande é primordial para que se saiba onde quer chegar e consiga traçar um plano prático para conseguir alcançá-lo. No entanto, sonhar sem agir não vai fazer você chegar muito longe.


O sonho deve servir de orientação, motivação e recordação constante daquilo que é importante para você. A partir dele é que a coisa realmente começa e é nesse momento que inicia a sua necessidade de fazer um esforço e partir para o trabalho. Sem medo, sem receio, sem procrastinação.


Simplesmente faça aquilo que você sabe que precisa fazer para ser um profissional melhor, um empresário mais bem sucedido ou um estudante mais dedicado.


Só querer, realmente não basta.


Mantenha sua margem de lucro sempre alta


Esse é um pensamento bastante comum para a maioria dos empreendedores, mas deve ser analisado com muita cautela. Isso porque margens altas, em geral, representam modelos de negócios de baixa concorrência e muitas oportunidades para novos entrantes.


Logo, você não conseguirá manter sua operação atual por muito tempo. Negócios de alta performance e competição - quase sempre - possuem margens apertadas e só assim conseguem se beneficiar dos privilégios da escala.


Ao atuar de forma agressiva, sacrificando suas margens, vendendo cada vez mais e mais barato, focando sempre em uma experiência incrível ao seu consumidor, você, automaticamente, "rouba" espaço dos seus concorrentes e vai capturando uma fatia que antes era deles. Logo, você cresce e eles perdem espaço.


Com o tempo, essa estratégia pode ser tão poderosa, que ninguém mais conseguirá chegar em você.


O grande desafio, no entanto, é conciliar qualidade e preço justo. Apenas baixar o valor do que você vende, não adianta. É necessário baixar o preço e manter ou aumentar o nível de serviço.

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