• Equipe AACC

BPO Financeiro

O BPO Financeiro tem sido cada vez mais utilizado pelos empreendimentos dos mais diferentes portes e segmentos. Essa é uma tendência que garante aos empreendedores a expertise necessária para lidar com as finanças, mas com um custo reduzido.


Isso sem contar nos vários outros benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer para a empresa.


Contudo, mesmo sendo uma tendência crescente, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que ela é ou como funciona a Terceirização do Setor Financeiro.


Se você é um deles, continue lendo esse post e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o assunto!


O que é BPO Financeiro?


BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que em tradução livre significa terceirização de processos de negócio.


Logo, o BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização da gestão financeira de um negócio. Esse é um tipo de serviço que vem se tornando cada vez mais popular entre as empresas, principalmente porque ele otimiza os diferentes processos financeiros do negócio.


Além disso, com esse tipo de serviço, a empresa consegue ter mais foco no seu core business. Afinal de contas, o gestor não precisará mais se preocupar com todas as questões financeiras inerentes ao empreendimento.


Elas ficarão a cargo da empresa terceirizada que está prestando os serviços de BPO Financeiro. Com isso, o empreendedor poderá focar totalmente no seu ramo de atividade.


Como funciona esse tipo de terceirização?


O BPO Financeiro é uma solução que funciona de modo a otimizar o setor financeiro e contábil do empreendedor.


Basicamente, a prestadora de serviços contratada por sua empresa ficará encarregada de todas as funções, tarefas bem como obrigatoriedades financeiras do negócio.


É ela que fará o trabalho de gestão financeira do empreendimento. Desde o controle de contas a pagar e receber, até a conciliação bancária, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, dentre outras operações financeiras do negócio.


Com isso, você não terá que se preocupar com atividades periféricas, porem essenciais, do seu negócio. E ganhará tempo para investir em outros setores mais importantes da sua empresa.


Benefícios do BPO financeiro para empresas


O BPO Financeiro é um tipo de serviço que permite ao empreendedor focar nas atividades que dependem diretamente dele como, por exemplo, o desenvolvimento e lançamento de produtos ou até mesmo o atendimento ao cliente.


Toda a parte de condução das finanças ficará a cargo da prestadora de serviços, que irá garantir que todas as atividades sejam realizadas em acordo com a estratégia do empreendimento, mas também dentro das normas e leis brasileiras.


Consequentemente, o BPO Financeiro acaba gerando benefícios como:


1. Aumento da produtividade


Um dos principais benefícios desse tipo de terceirização é o aumento da produtividade. Isso porque, você não precisa delegar essas funções financeiras para os seus colaboradores, ou até mesmo ter que fazer por conta próprias.


Elas ficarão a cargo da empresa prestadora de serviços, e você terá mais tempo para focar em outras atividades do seu negócio.


2. Redução de custos


Outro grande benefício de investir em BPO Financeiro é que você também poderá reduzir os custos do seu negócio. Isso porque, com a terceirização você acaba tendo menos despesas do que se fosse contratar um profissional ou uma equipe inteira para controlar as finanças.


Afinal de contas, você não precisará ter que arcar com custos trabalhistas, benefícios e outros gastos do gênero. Você paga apenas o serviço em si.


3. Melhore a estruturação financeira do negócio


Mais um dos benefícios do BPO Financeiro é que você poderá melhorar a estruturação financeira do seu negócio, uma vez que todas as atividades financeiras do seu empreendimento serão realizadas por especialistas.


Além disso, por meio desse tipo de terceirização, você também poderá automatizar diversos processos financeiros do seu negócio, trazendo ainda mais agilidade para o dia a dia da empresa.

4. Suas finanças sempre em dia


Outro grande diferencial de investir no BPO Financeiro é que as finanças do seu negócio sempre estarão em dia, independentemente da situação. Quando você delega isso para seus próprios funcionários, fica suscetível a faltas e férias.


Ou seja, se o especialista encarregado não estiver na empresa, toda a gestão financeira para.

Mas, quando você faz a terceirização dessas responsabilidades, a prestadora de serviços vai sempre garantir que as suas finanças estejam em dia. Você terá uma verdadeira equipe a sua disposição, justamente para garantir uma gestão eficiente e sem erros.





Serviços envolvidos no BPO Financeiro


O BPO Financeiro envolve uma grande gama de serviços que podem ser terceirizados, facilitando assim o dia a dia do empreendedor. Entre eles estão:


1. Gerenciamento das contas a pagar e receber


Um dos principais serviços que envolvem a terceirização é o gerenciamento de contas a pagar e receber. A empresa contratada ficará a cargo de toda a rotina que envolvem as contas.


E ela que fará, por exemplo, o lançamento das contas que o seu negócio tem a pagar, em uma plataforma financeira. Além disso, caso o empreendedor queira, a empresa de BPO Financeiro também poderá agendar pagamentos via internet banking, otimizando ainda mais a rotina financeira.


A prestadora de serviços também poderá ficar encarregada da emissão dos documentos fiscais e bancários necessários para o dia a dia do empreendedor.

2. Conciliação bancária


Mais uma das funções que podem ficar a cargo do BPO Financeiro é a conciliação bancária. A empresa terceirizada poderá fazer todas as rotinas financeiras do seu negócio, para garantir assim que as contas batam com os valores no banco.


Isso é muito importante para qualquer empreendedor que deseja garantir que não hajam furos nos balanços financeiros.


3. Questão tributária


Muitos empreendedores não sabem, mas boa parte dos custos elevados das empresas se deve a uma má gestão tributária. Isso pode envolver desde atrasos no pagamento de impostos, o que pode gerar pagamento de multas, até falta de gerenciamento sobre créditos que a empresa pode ter.


Com um BPO Financeiro de qualidade, você também pode garantir que a questão tributária seja gerenciada da melhor maneira possível. Você sempre terá a garantir de que os seus tributos estão sendo pagos de maneira correta, e até mesmo poderá otimizar essa questão para reduzir custos tributários, sempre dentro da legalidade.


4. Gestão da documentação


Outro excelente serviço que você pode ter dentro de um BPO Financeiro é a gestão de documentação. Inclusive, muitos empreendedores optam por essa alternativa para trazer mais segurança para seus negócios, evitando assim fraudes dentro da gestão financeira.


A prestadora de serviço poderá fazer toda a parte de arquivamento dos documentos financeiros do seu negócio, juntamente com a auditoria dessa documentação. Ou seja, ela poderá verificar se todos os documentos emitidos estão corretos, ou se existe algum tipo de erro ou até mesmo alteração que indique problemas na gestão ou fraudes.


Consequentemente, o empreendedor poderá ter um controle maior sobre suas finanças, sabendo exatamente o que está sendo feito no seu negócio. E se for o caso, ele poderá também automatizar uma série de processo para trazer ainda mais agilidade para o dia a dia.

E o melhor, ainda irá reduzir custos e também o índice de retrabalho ocasionado por erros humanos na parte de documentação.


Para quem é indicado?


Uma dúvida recorrente os empreendedores é para quem o BPO Financeiro é indicado. De modo geral, empresas de diferentes portes podem se beneficiar desse tipo de terceirização, levando em conta todos os benefícios que ela traz.


Até mesmo empreendimentos que ainda se encontram em fase inicial podem ter uma série de vantagens ao aderir a essa estratégia.


Por exemplo, para quem está começando no mercado, investir em uma BPO Financeiro fará que o empreendedor tenha mais tempo a se dedicar aos produtos, atendimentos e fidelização de clientes. Ele não precisará se desdobrar para dar conta dessas tarefas e ainda gerenciar as finanças.


Empresas de pequeno e grande porte


O BPO Financeiro também acaba sendo muito indicado para pequenas empresas que não possuem muitos colaboradores. Afinal de contas, com essa terceirização o empreendedor conseguirá manter sua gestão financeira em dia, mesmo não tendo uma equipe 100% focada nessa questão.


Basicamente o empreendedor irá delegar as responsabilidades para profissionais que realmente entendem do assunto e que tem toda a disponibilidade necessária para garantir uma gestão mais eficiente.


Ao mesmo tempo, essa estratégia também é eficiente para grandes empresas, mas, por motivos diferentes.


Empresas de maior porte geralmente possuem um grande volume de folhas salariais. E o BPO Financeiro acaba sendo uma excelente forma de reduzir custos nesse sentido, pois a prestadora de serviço efetuará o controle desses pagamentos, evitando erros que podem resultar em despesas trabalhista desnecessárias.


A partir do momento que o empreendedor faz essa reorganização, e delega todas as tarefas financeiras para a empresa terceirizada, ele consegue ter também mais agilidade na tomada de decisões. Isso porque a empresa de BPO Financeiro irá entregar todos os dados referentes as finanças do negócio, mas de maneira centralizada e fácil de visualizar.


Ou seja, a terceirização financeira é ideal para todos os tipos de empreendimentos que desejam melhorar seus resultados e trazer mais agilidade e eficiência para o dia a dia do negócio.

Quer saber mais sobre como ter um BPO financeiro no seu negócio? Então não deixe de entrar em contato conosco.

AACC CONTABILIDADE & AUDITORIA

CNPJ 01.314.643/0001-72

 

R. Benevenuta Bartlet James, n° 69 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-630, Brazil

Fone: +55 48 3322.0092 | 48 3224.3966 | 48 3028.1560

| 48 3020.1560 | 48 99126.3002

whatsapp-logo-1.png