• Mayara M. La Porta

Conta Digital PJ: Quais as vantagens e como abrir a sua

Atualizado: há um dia



A abertura de uma conta PJ se torna obrigatória a partir de momento de sua constituição, pois as entidades não podem se confundir. (pessoa física e jurídica).


Quais as vantagens de uma conta PJ digital?


A função da conta PJ é separar as finanças pessoais do negócio. Mas de forma geral, ela oferece diversas vantagens, como:


* Acesso a emissão de boletos

* Anuência da tarifa de transferência entre bancos distintos

* Acesso a linhas de crédito com taxas de juros menores

* Eliminação de problemas com o fisco

* Maior controle financeiro

* Aumento do grau de profissionalização do negócio


Já as contas digitais PJ oferecem os mesmos serviços, mas com tarifas mais atrativas (ou até mesmo sem tarifas) em relação aos bancos tradicionais, o que é ideal para uma gestão de custos mais simplificada para o pequeno empreendedor. Veja os diferenciais que a conta PJ digital oferece:


* O processo de abertura é feito pelo próprio celular e em poucos passos

* Os aplicativos costumam ser extremamente intuitivos e fáceis de usar

* Taxas e serviços são mais acessíveis

* Com a ajuda da tecnologia, simplifica a gestão financeira do negócio, garantindo mais liberdade e autonomia ao empreendedor

* Facilita o processo de recebimento de empréstimos empresariais e financiamentos

* É totalmente segura, já que atendem aos requisitos do Banco Central e está dentro das determinações da LGPD


Para tirar o máximo proveito dessa conta, é preciso pesquisar as instituições financeiras ou fintechs bem à fundo para não ter problemas mais à frente.


Como escolher e abrir uma conta PJ digital


Geralmente, a abertura da conta PJ digital é feita diretamente via aplicativo, onde são solicitados alguns dados, que você envia pelo seu próprio smartphone. Depois da abertura, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta.


Mas antes de decidir a melhor conta digital PJ, você precisa listar todas as necessidades do seu negócio que precisam ser atendidas. Por isso, pesquise e tenha certeza de que você está escolhendo uma ferramenta de gestão que faça sentido para você. Não esqueça de checar a disponibilidade de alguns serviços essenciais, como:


* Saques

* Emissão de boletos

* Extratos

* TED

* DOC

* Pix

* Débito automático

* Pagamentos

* Serviços de cobrança


Feito isso, procure as opções disponíveis no mercado e veja qual se adequa melhor às necessidades da sua empresa. Encontrou? Então, basta avaliar o índice de reclamações no Banco Central ou sites de avaliações, como o TrustPilot e Reclame Aqui, para certificar que se trata de uma instituição ou fintech confiável.


Quais os custos de uma conta PJ?


Como você deve saber, a maioria dos bancos tradicionais cobram para realizar a manutenção da sua conta PJ, assim como acontece com as contas bancárias de pessoas físicas.


As fintechs chegaram para facilitar o acesso aos serviços financeiros, com isenção de taxas ou tarifas menores quando comparadas com o sistema tradicional. Por isso, elas estão crescendo cada vez mais e conquistando cada vez mais espaço no nosso país.


whatsapp-logo-1.png