• Equipe AACC

Como abrir uma empresa em Florianópolis



Está pensando em ter o próprio negócio e não sabe como abrir uma empresa em Florianópolis?


Acredite, esta é uma dúvida muito mais comum entre os empreendedores do que pode imaginar.

Afinal de contas, quando se trata de iniciar um empreendimento do zero, existem sempre alguns processos burocráticos que o empreendedor terá de enfrentar.


E mesmo que Santa Catarina possui alguns programas que facilitam a abertura de empresas, como é o caso do SC Bem Mais Simples, existem alguns cuidados, passos assim como dicas que todo empreendedor precisa seguir para garantir que o empreendimento comece a atuar com o pé direito, e até mesmo para evitar dores de cabeça no futuro.


E nesse artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!


1) abrir uma empresa em Florianópolis: O primeiro passo é fazer um planejamento de viabilidade


Sem sombra de dúvidas, o planejamento é um dos elementos mais importantes para qualquer empreendedor que deseja abrir o próprio negócio.


Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sebrae, cerca de 1/3 das empresas fecham as portas depois de dois anos por falta de planejamento.


Por conta disso, o levantamento de informações, juntamente com a organização de dados bem como a criação de um plano de negócio são etapas fundamentais para planejar a abertura do seu empreendimento.


No caso de Florianópolis, estudos mostram que ela é a terceira mais bem colocada no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Brasil. Isso representa uma excelente possibilidade de investimento.


A economia se baseia principalmente na prestação de serviços assim como no comércio. E além do setor de turismo, o mercado tecnológico é um dos que mais oferece oportunidades para empreendedores. Esses são alguns dados iniciais que você pode colocar no seu planejamento.


Mas, além disso, é importante elencar também:

· Qual a missão e os valores da sua empresa?

· O que você irá oferecer para os seus clientes?

· Qual é o seu público-alvo e o seu cliente ideal?

· Sua empresa terá um ponto físico? Se sim onde ele ficará? Se for online qual a estrutura que ela precisará ter?

· Quanto é necessário de investimento para iniciar o projeto e depois para mantê-lo?

· Quando deverá ser o seu faturamento mensal?

· Despesas e rendimentos entre outras informações.


Basicamente, esse planejamento servirá como um guia para o seu negócio. Com ele, você irá definir de forma detalhada todos os passos que precisa dar, e assim garantir o sucesso do seu empreendimento.


2) Como abrir uma empresa em Florianópolis: Plano de marketing


O plano de marketing também é um elemento importante que deve ser elaborado antes de você partir para a etapa de registros, contratos, alvarás bem como outros processos burocráticos que garantem a atuação dentro da Lei.


Através desse planejamento você irá determinar a maneira que o seu negócio irá se apresentar ao mercado, e também divulgar os produtos/atividades. E ele pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.


Por meio desse documento, você irá determinar tudo sobre a questão de divulgação e atendimento do seu empreendimento, como, por exemplo:

· Quais serão os investimentos para marketing dentro do seu negócio?

· Que canais de comunicação bem como de divulgação serão utilizados dentro do seu empreendimento?

· Qual a abordagem que você irá utilizar nas suas ações de marketing?

· Quais os formatos de conteúdo e as estratégias de marketing que serão empregadas?

· Entre outras informações.


Essas questões devem ser sempre consideradas levando em conta o seu público-alvo. por exemplo, se o seu público-alvo faz mais uso das redes socias, não faz sentido o seu plano de marketing ser focado em canais como televisão e rádio.


Por isso é importante se atentar ao plano de marketing, bem como dar a mesma importância ao plano de negócios.


3) Como abrir uma empresa em Florianópolis: Abertura, registro e outros processos burocráticos


Esse é o passo mais complexo quando se fala em como abrir uma empresa, pois envolve tramites legais, começando pelo tipo de natureza jurídica do seu negócio.


É por meio desse enquadramento que o seu negócio terá que arcar com as exigências determinadas por lei, e também terá benefícios.


E esse é um dos processos mais complexos, que exige uma contabilidade para analisar o caso. Isso porque, dependendo do regime escolhido, o seu negócio pode ficar limitado, ou pior, você pode acabar pagando tributos adicionais.


Portanto, o ideal é procurar uma empresa de contabilidade em Florianópolis para fazer todo o processo de análise a abertura. Para isso, o ideal é já apresentar os seguintes documentos:


Sócios


· Duas cópias autenticadas do RG bem como do CPF;

· Uma cópia simples do comprovante de residência;

· Caso algum sócio seja casado, cópia da certidão de casamento;

· Uma cópia do espelho do IRPF.


Empresa


Se a empresa vai ter um ponto comercial, o empreendedor também deverá apresentar duas cópias do IPTU do imóvel, juntamente com o Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Durante essa etapa, serão feitos processos como: elaboração e registro do contrato social, abertura do CNPJ, inscrição estadual, requerimento do alvará municipal entre outros.

E abaixo nós explicamos o que é cada um desses processos:


Junta Comercial


Essa é uma das primeiras etapas de como abrir uma empresa em Florianópolis e também em outras cidades no Brasil. O registro deve ser tirado diretamente no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Basicamente, esse registro tem o mesmo papel da certidão de nascimento para a pessoa física.


Nessa etapa é necessário apresentar os seguintes documentos:

· 4 vias do contrato social no caso de sociedade ou do Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto;

· Uma via da Ficha de Cadastro Nacional (FNC), incluindo os modelos 1 e 2;

· Documentação dos sócios (se houver) e também da empresa citados anteriormente.


Além disso, na junta comercial também será necessário fazer o pagamento de taxas através da Guia de Recolhimento (JC) e DARF (CNE). Somente assim a empresa será registrada e você poderá ter o seu CPNJ.


Inscrição estadual


Mais um dos processos que é necessário para abertura da empresa é a inscrição estadual. Ela deve ser feita diretamente na Secretaria da Fazenda do Estado. Ela é obrigatória para empresas:

- Prestadoras de serviços de comunicação e energia;

- Que atuam em setores de comércio;

- Empresas que atuam na indústria;

- Que atuam no setor de serviços de transporte intermunicipal e interestadual.


É com a inscrição estadual em mãos que você poderá fazer a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Dessa maneira, o órgão competente poderá fazer a fiscalização de suas atividades.


Alvará de funcionamento


Outra etapa importante de como abrir uma empresa é a solicitação do alvará de funcionamento. Para consegui-lo, antes é necessário verificar se o seu negócio tem autorização para funcionar dentro da cidade.

Para consegui-lo, você também precisará comprovar que o seu negócio está dentro da lei e atende os padrões exigidos. E dependendo do ramo de atividade, você deverá apresentar comprovantes de regularidade.


Alvará sanitário


Esse é um alvará específico para empresas de determinados nichos, principalmente do ramo alimentício. Por meio dele é possível comprovar que o seu estabelecimento está dentro das normas e padrões de higiene municipais, estaduais e federais.

Importante ressaltar que dependendo do caso, essa licença deverá ser obtida em órgãos municipais, assim como estaduais ou federais. Por conta disso o ideal é sempre contar com o suporte de uma empresa de contabilidade para garantir a emissão correta.


Licença do Corpo de Bombeiros


Outro documento importante para garantir a abertura de determinadas empresas é a licença do corpo de bombeiros. Ela é necessária quando a área ou a estrutura do empreendimento oferece algum riscos de incêndio.


O Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio é emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado de Santa Catarina. Para isso, será necessário que uma equipe da entidade vá até o local para fazer uma vistoria.


Importante ressaltar que tanto o processo como a liberação pode variar conforme o risco oferecido. Por conta disso é importante sempre garantir que a edificação esteja dentro dos padrões da região.


Você pode obter essas informações diretamente na prefeitura da cidade. Mas, um contador também poderá te dar as orientações sobre a documentação, e até mesmo processos adicionais que sejam necessários para o seu ramo ou tipo de atividade.


4) Contratar um serviço de contabilidade é o ideal para quem deseja abrir uma empresa?


Sim, ao contratar uma contabilidade em Florianópolis, você terá mais facilidade para fazer a abertura de empresa. Isso porque, é o contador que ficará responsável por toda a questão burocrática.


Desde reunir a sua documentação para fazer a abertura na Junta Comercial, até solicitação de Alvará de funcionamento.


E esse especialista que poderá identificar qual o melhor regime tributário conforme suas atividades, evitando assim que você tenha que pagar mais impostos, ou que se registre em um enquadramento que não pode atender o seu negócio.


Além disso, esse profissional também poderá te ajudar no andamento do seu negócio de modo geral. Ele fará toda a gestão contábil, financeira, e se encarregará da parte tributária, garantindo assim que a sua empresa esteja regular perante os órgãos fiscalizadores.


Agora que você já sabe como abrir uma empresa em Florianópolis, não deixe contratar uma contabilidade de confiança. Assim, você poderá ter mais tranquilidade para iniciar o seu negócio. E nós podemos te ajudar, entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma proposta.

AACC CONTABILIDADE & AUDITORIA

CNPJ 01.314.643/0001-72

 

R. Benevenuta Bartlet James, n° 69 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-630, Brazil

Fone: +55 48 3322.0092 | 48 3224.3966 | 48 3028.1560

| 48 3020.1560 | 48 99126.3002

whatsapp-logo-1.png