
Missão, Visão e Valores Organizacionais e a sua Importância

A definição da missão visão e valores de uma empresa são diretrizes organizacionais importantes para a sua administração.
Isso porque elas são ferramentas estratégicas, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento. Além disso, elas servem como base para a tomada de decisão dos profissionais e cultura do ambiente de trabalho.
Todos esses itens representam pontos de partida para o desenvolvimento de ideias, determinação de objetivos, posicionamento no mercado e muitos outros aspectos fundamentais para a criação de um negócio sólido, com comportamento definido e uma boa imagem perante o mercado.
O que são missão visão e valores?
Os conhecidos termos têm a finalidade de moldar a identidade de uma corporação, estabelecendo referências que ditarão elementos como seu comportamento no mercado.
Como ela será visualizada por concorrentes e parceiros; de que forma será identificada pelos clientes; dentre outros aspectos.
Esse DNA da missão visão e valores é construído seguindo duas vertentes diferentes — a cultura e a filosofia corporativa. A primeira está relacionada ao conjunto de referências e normas de conduta que devem ser seguidas pelos colaboradores.
Já em relação a filosofia corporativa, ela deve ser minuciosamente construída coletivamente, a começar pelas lideranças mais importantes do negócio, que devem representar os pilares a serem seguidos pelos colaboradores de todas áreas.
O que significa cada um dos termos?
Missão
Pode ser definida como a razão pela qual a empresa existe, o termo expõe o papel que ela desempenha na sociedade e no mercado.
Neste sentido, a organização que não sabe por qual motivo existe, também não será capaz de definir uma estratégia de crescimento, pois seus objetivos não estão claros.
A criação e desenvolvimento da missão envolve a identificação, de maneira objetiva, de todas as propostas de valor que a corporação pretende entregar.
Aqui não são definidos apenas os produtos ou serviços que pretendem comercializar, mas como pretende impactar a vida do seu público-alvo.
É importante que a missão seja desafiadora e inspiradora, assim você conseguirá criar um engajamento maior com seus parceiros e colaboradores para levar um benefício cada vez maiores ao público-alvo.
Além disso, ela deve ser curta para ser facilmente lembrada por aqueles.
Observe que ele funciona como uma crença que orienta as ações de todos aqueles relacionados com a organização.
Visão Diz respeito aos objetivos que serão alcançados a longo prazo pelas diretrizes organizacionais, ou seja, a missão visão e valores.
Neste parâmetro, os administradores precisam indicar a posição que desejam conquistar no mercado nos próximos anos. É necessário esclarecer tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa.
Essa aspiração deve corresponder aos desejos, que podem ser alcançados de forma objetiva e direta, como um aumento da influência da empresa na região, por exemplo.
Na vertente de inspiração, a visão se relaciona com íntimo do seu público-alvo, como a criação de um sentimento de paixão pela marca.
Valores Em linhas simples, trata-se de princípios éticos e crenças que ditarão o comportamento da organização enquanto os colaboradores trabalham para alcançar a visão.
Eles formam uma lista de qualidades que definem a personalidade da corporação e orientam as atitudes de qualquer envolvido na empresa, desde os líderes até a parte mais operacional.
Além disso, também é possível aplicar a lista de valores nos processos seletivos para identificar os colaboradores cujos perfis são mais adequados aos trabalhos na organização, como também para definir critérios de promoção.
Por que a missão visão e valores é importante para a estratégia da empresa?
O planejamento estratégico consiste no conjunto de mecanismos e processos metodológicos que definem:
o estabelecimento de metas,
a alocação de recursos,
tomada de decisões,
investimentos com a finalidade de alcançar os objetivos da empresa e, consequentemente, seu sucesso comercial.
A missão visão e valores também está incluída nesses processos.
Indo mais além, diferentes ferramentas podem ser utilizadas ou não nesse processo, como a análise PEST, matriz SWOT e planejamento de cenários, por exemplo. No entanto, independentemente dos benefícios delas, o plano deve seguir as seguintes etapas para ser bem-sucedido:
Definição das crenças e valores do negócio e da direção corporativa;
Análise do ambiente externo e interno da empresa;
Visão de futuro e objetivos do negócio;
Direcionamento das unidades de negócio;
Desenvolvimento de estratégias nível corporativo, de processos e funcional.
Podemos notar que a missão representa a base de todo o planejamento, enquanto a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos.
Por fim, os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da organização.
A partir disso, é válido dizer que esses elementos são fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico, para criação de objetivos e manutenção da longevidade do negócio.
Como aplicar a missão, visão e valores no dia-a-dia da sua empresa?
Ao criar a missão, visão e valores da sua empresa, é necessário que eles sejam incluídos na jornada de trabalho diária, praticado e entendido por todos.
Muitas empresas criam valores incríveis, mas a prática é muito diferente, e isso não pode acontecer, pois causa uma discrepância do que está feito e do que está sendo praticado.
Isso demonstra que sua empresa a falta de maturidade do seu negócio! O que pode causar uma descredibilidade no mercado, aumentando o turnover, entre outros problemas.
Por isso, incorpore principalmente os valores na cultura organizacional da sua empresa. Faça treinamentos recorrentes com os gestores e líderes de equipe, para praticar os valores mais importantes da empresa.
E principalmente, ao longo da trajetória e do amadurecimento do negócio, a missão e a visão pode sofrer alteração, mas todos devem estar envolvidos e ciente de todas as mudanças, para conseguir se adequar.