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Planejamento estratégico e sua importância para negócios digitais


O planejamento estratégico é uma etapa essencial para qualquer negócio, e principalmente para as empresas digitais. Seja um e-commerce, um canal no Youtube, blog, empresa de TI, consultoria online ou qualquer outra modalidade de empreendimento.


Afinal de contas, é por meio desse tipo de planejamento que você será capaz de identificar as necessidades do seu projeto previamente, e com base nisso tomar decisões mais assertivas. Seja no aspecto contábil, financeiro ou até mesmo operacional.


E a falta de planejamento adequado é um dos principais motivos para muitos empreendimentos fecharem as portas.


De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas e SEBRAE, cerca de 1/3 das empresas fecham em dois anos devido a falta de um bom planejamento estratégico.


Sem planejar os passos do empreendimento, a tendência é que o empreendedor acabe não sabendo com questões básicas do negócio, principalmente em momentos de crise. Desde o pagamento de impostos até a margem de lucro, tudo precisa estar no papel, para que seja possível elaborar a melhor abordagem possível para o empreendedor.

Por que fazer um planejamento estratégico?

Não tem como abrir uma empresa com segurança sem um bom planejamento estratégico. Qualquer empreendedor que tente investir em um negócio sem qualquer tipo de levantamento e plano de ação, tem grandes chances de acabar tendo uma série de problemas, tais como:


  • Não ter um faturamento ou capital de giro suficiente para suprir os custos;


  • Não conhecer o público-alvo e assim ter o faturamento diretamente prejudicado;


  • Ter problemas no enquadramento da empresa, pagando mais impostos do que deveria ou até mesmo deixando de pagar tributos essenciais e assim ficando suscetível a penalizações;


  • Instabilidade financeira;


  • Demora para recuperar o investimento ou até mesmo nunca conseguir esse retorno.


  • Essas são apenas alguns dos problemas que você pode ter ao não ter um bom planejamento. É preciso levar em consideração que a competividade dentro do mercado é altíssima, independentemente do tipo de negócio.


E sem um plano para ser seguido, a tendência é que a gestão do negócio não ocorra de maneira eficiente. Com isso, logo na abertura de empresa o empreendedor pode vir a ter problemas, que só irão se agravar com o tempo.



Além disso, não contar com esse tipo de plano pode levar o seu negócio a estagnação. Afinal de contas, sem qualquer tipo de conhecimento sobre o mercado, ou ações planejadas, fica impossível expandir e assim melhorar os ganhos.

Quais as vantagens de ter um planejamento estratégico paras o seu negócio digital?

Ter um planejamento estratégico é o que garante que o seu negócio digital, independentemente do formato ou nicho, tenha um guia mostrando exatamente quais passos devem ser seguidos. Além disso, esse tipo de plano também traz uma série de outras vantagens, tais como:

1. Saiba qual o melhor regime de enquadramento para o seu negócio

Um dos grandes diferenciais de ter uma contabilidade para te ajudar na criação do seu planejamento estratégico é que você poderá ter um auxilio na questão de enquadramento do negócio em um regime tributário.


Muitos empreendedores tendem a fazer a abertura da empresa sem esse tipo de suporte, e com isso acaba escolhendo o regime incorreto para o tipo de negócio digital. Consequentemente, além de terem que mudar posteriormente de enquadramento, o dono do negócio ainda pode acabar tendo confusões na parte fiscal.


Se você já inicia o seu plano com o auxilio de uma contabilidade, poderá escolher o regime que trazer mais vantagens para o seu negócio, e que ainda tenha espaço para o crescimento.

2. Diferencial competitivo

O planejamento estratégico também tem como grande vantagem o fato de trazer um diferencial competitivo para o empreendedor, desde o momento da abertura da empresa.


Isso porque, através de um planejamento eficiente você poderá explorar à fundo a concorrência, identificar suas fragilidades e investir nas necessidades que os seus concorrentes não conseguem suprir. Com isso, você poderá se destacar e conseguir ainda mais espaço entre o público-alvo.


Além disso, esse tipo de plano poderá te mostrar oportunidades em potencial para aumentar os seus lucros, e até maneiras para reduzir os custos e aumentar os lucros.

3. Esteja preparo para crises

Outro benefício de contar com esse tipo de planejamento é que você poderá estar mais preparado para as crises. Um dos objetivos desse plano é justamente prever diferentes cenários em potencial para a sua empresa.


Sejam eles positivos ou negativos. Muitas empresas tendem a fechar rapidamente quando ocorre qualquer tipo de crise econômica, justamente porque não há qualquer preparação para contenção de gastos, remanejamento de operações ou até mesmo caixa para se manter.


Quando você faz um estudo elaborado e uma análise preventiva, pode criar um plano de ações para esse tipo de situação. E isso engloba todos os tipos de crise, desde financeira, que é a mais comum, até as crises de imagem, que também podem acontecer.

4. Evite surpresas que possam prejudicar o seu empreendimento

Imagine que antes de abrir a sua empresa você planejava ter um gasto X e um lucro Y, mas na hora que o seu negócio começou a funcionar, você percebeu que os gastos eram maiores porque esqueceu de contabilizar algum imposto ou custo adicional.


Esse tipo de problema pode ser facilmente evitado quando você conta com um planejamento estratégico. Como ele é feito baseado em levantamentos recentes, que levam em consideração a situação atual do mercado, é possível ter uma visão estratégica mais ampla e realista.


Assim, você saberá de forma exata, por exemplo, qual deve ser o seu capital de giro mensal, que tipo de alvarás especiais você vai precisar ter, e até mesmo como ter restituição de tributos para aumentar o seu lucro. Tudo isso de forma prévia.


Essas são apenas algumas das vantagens de ter um planejamento estratégico. É esse embasamento que de dará mais segurança para abrir e gerenciar o seu negócio, sempre de acordo com as tendências e novidades do mercado.

Dicas para fazer um planejamento estratégico

Agora que você sabe importância de ter um planejamento estratégico para o seu negócio, nós vamos mostrar algumas dicas de ouro para que você conseguir levantar as informações e utilizá-las da melhor maneira possível, a elaboração desse plano. Confira!


1. Levantamento

A primeira dica para elaborar um planejamento estratégico de qualidade, que realmente ofereça todo o suporte que o seu negócio precisa é fazer um levantamento completo sobre o mercado, o seu público-alvo e também dos concorrentes.


Com base nesse tipo de pesquisa, você poderá coletar todas as informações necessárias para auxiliar o seu negócio digital. Desde entender qual é o investimento inicial que você precisa fazer, até se existe alguma sazonalidade que seus produtos ou serviços digitais precisam seguir.


E através dessas informações será mais fácil moldar a sua marca, de modo que ela se destaque dentro do segmento e também ofereça uma série de diferenciais para os consumidores;

2. Conte com uma empresa de contabilidade para te ajudar

Mais uma das dicas para elaborar o seu planejamento estratégico é contar com uma contabilidade especializada em negócios digitais. Essa nova modalidade de empreendimento é relativamente ressente, levando em consideração outros modelos mais tradicionais.


Logo, é essencial contar com um olhar especializado para entender mais à fundo questões como:


  • Que tipo de enquadramento pode gerar uma carga tributária menor?


  • Quais as limitações o negócio digital pode ter em relação a região de atuação e atividades?


  • De que forma as contas devem ser organizadas para facilitar a gestão?


  • Quais os benefícios ficais é possível ter dentro do empreendimento digital?


Esses e outros fatores podem ser facilmente identificados quando você conta com uma empresa de contabilidade. Isso sem contar que, ao contratar esse tipo de prestadora de serviços, você também poderá se livrar de toda a burocracia de abertura de CNPJ, registro em Juntas, solicitação de alvarás.


Essas e outras responsabilidades irão ficar sob responsabilidade da empresa de contabilidade.

3. Atualização constante

Por fim, sem sobra de dúvidas um dos elementos mais importantes para o seu planejamento estratégico é a atualização constante. É preciso ter em mente que esse tipo de plano não é algo que você vai usar sem modificações por toda a vida da empresa.


Isso porque, o seu negócio vai passar por mudanças, o mercado e até mesmo os consumidores. E logicamente que as suas ações precisam acompanhar essas alterações.


Por exemplo, vamos supor que atualmente o seu negócio digital atue apenas com serviços online, mas que você quer começar a investir em um e-commerce. Cada uma dessas atividades possui responsabilidades e abordagens diferentes, e o seu planejamento estratégico precisa acompanhar essas questões.


Por isso, o ideal é manter uma rotina periódica de análise e atualização desse plano, justamente para que ele esteja alinhado com a sua marca.

Conclusão

O planejamento estratégico é sem sombra de dúvidas uma ferramenta indispensável para qualquer negócio digital. É por meio dele que você poderá amadurecer a sua ideia, abrir sua empresa e gerenciá-la a curto, médio e longo prazo com embasamento e ações planejadas, evitando assim obstáculos e erros comuns dentro do mercado.


Por isso, não deixe de investir na criação de plano, para ter mais segurança dentro do seu empreendimento.


Quer saber mais sobre como criar um planejamento estratégico detalhado para o seu negócio? Entre em contato com a AACC e solicite a sua proposta.

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