Saiba como ter uma boa gestão financeira na sua empresa





Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.


Por meio de registros adequados e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possível obter informações que contribuam para o planejamento do negócio e para a otimização dos resultados como um todo.


Dessa forma, a gestão financeira engloba todas as atividades vinculadas ao controle dos recursos financeiros da empresa, visando garantir que a sociedade empresária tenha dinheiro suficiente para manutenção, investimentos e crescimento próprio.


Qual é a importância da gestão financeira para uma empresa?


A gestão financeira é um tema extremamente importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Isso porque ela permite a correta administração dos recursos financeiros, o que viabiliza o fortalecimento da organização empresária e consequentemente proporciona o seu crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.


Além dessa característica, outro fator importante vinculado à saúde do negócio é que uma gestão financeira, quando bem-feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros.

Assim, quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maiores serão a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio.


Hoje, vivenciamos um momento de crise política e econômica, e esse é outro aspecto que implica na urgência e na relevância de que os empresários e gestores possuam uma base financeira estruturada e organizada. Assim, capacitarão a empresa para enfrentar possíveis dificuldades econômicas, como quedas nas vendas, por exemplo.


Para que um negócio garanta a sua consistência e continuidade, é importante investir em boas estratégias de gestão e organização, uma vez que é por meio de ações e medidas preventivas que você se mantém preparado para possíveis imprevistos ou dificuldades.


Por que os resultados devem ser analisados regularmente?


Uma gestão financeira não é um processo fechado que tem início, meio e fim. Na verdade, a gestão é muito mais que isso: ela pode ser vista como um círculo no qual é necessário investir constantemente em estratégias e na análise contínua dos resultados.


A análise de resultados faz parte desse processo, já que ela ajuda a enxergar como se comportaram as estratégias adotadas, o que funcionou e o que não funcionou. Isso garante que você tenha elementos e informações que permitam mudar certas posturas e adotar novas medidas, visando melhores resultados no futuro.


Gestão financeira é fundamental para a organização


A gestão financeira é fundamental para a organização e o desenvolvimento de estratégias que visem o progresso da empresa.


Entre os pontos mais relevantes de uma gestão eficiente, podemos destacar a necessidade de acompanhar todos os resultados da empresa, dar atenção ao fluxo de caixa, elaborar e respeitar o orçamento, contar com o apoio de um profissional com experiência em gestão financeira e investir em tecnologia por meio do uso de um sistema de gestão que simplifique e otimize os processos dentro da empresa.


Com organização, inovação e planejamento, é possível chegar longe!

whatsapp-logo-1.png